Como sabemos que o projeto funciona
Este projeto tem 90 anos de história, 20 a menos do que o próprio município, o que permite compreender como a melhoria de renda dos assistidos acontecerá. Algumas famílias, especialmente aquelas com membros gravemente incapacitados e doentes, sempre precisarão de ajuda, e outras quebrarão o ciclo da pobreza quando se mudarem para áreas rurais ou quando seus filhos crescerem o suficiente para trabalhar e contribuir para o sustento da família.
O cadastro das famílias é a principal ferramenta de diagnóstico e avaliação processual dos problemas que o projeto pretende mitigar. O cadastro atualizado dessas famílias mostra que pelo menos 200 adultos podem conseguir se tornar independentes do apoio alimentar dentro de cinco a dez anos.
Além disso, o fato das ações ocorrerem em uma pequena cidade onde a maioria das pessoas se conhecem permite que a mudança na vida das famílias assistidas seja acompanhada de perto e com frequência. Essa frequência dependerá das particularidades observadas no perfil de cada família.