O que queremos resolver

Os moradores de Tupaciguara, no interior de Minas Gerais, Brasil, estão vivendo no pior cenário de pobreza dos últimos dez anos por causa das altas taxas de desemprego e da ausência de políticas públicas, o que dificulta a obtenção de renda em meio à pandemia de Covid-19. Embora a pandemia esteja mostrando sinais de melhora, sabe-se que o número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza já atinge cerca de 13% da população, e que muitas famílias estão tentando sobreviver com apenas R$ 248 por mês.

Como vamos resolver o problema

Em 2022, os integrantes do Centro Espírita Amor e Fé estão dando continuidade a um projeto de 90 anos - cuja assistência se destina exclusivamente às pessoas abaixo da linha de pobreza em Tupaciguara - a partir da oferta de cestas básicas e itens essenciais que vão pelo menos mitigar a fome e parte da miséria que as atinge.

O desafio é mudar a perspectiva das pessoas que precisam pedir por auxílio alimentar através de uma ação simples e ágil para que elas se sintam aptas a seguir em frente com novos objetivos e sonhos para suas vidas.

Além do apoio alimentar, as pessoas atendidas recebem orientações - por meio de conversas durante as visitas de registro e acompanhamento - sobre a necessidade de ir à escola e adotar hábitos básicos de saúde.